Fugindo da fúria de Faraó, Moisés, foi para o deserto deixando tudo para traz, riqueza, poder e as benesses da corte, por ter defendido um...

Um magnificente encontro e a escolha de um deficiente físico para líder de uma Nação

/
2 Comments

Fugindo da fúria de Faraó, Moisés, foi para o deserto deixando tudo para traz, riqueza, poder e as benesses da corte, por ter defendido um de seus irmãos hebreus, tirando-o da mão de um egípcio que o agredia. Não estava ainda pronto para ser o líder da Nação Israelita, necessitava ter a paciência, a longanimidade, a misericórdia e a mansidão.
Passado quarenta anos de colegiado no deserto, Deus apresenta-se a ele em meio a uma sarça ardente que não se consumia. Uma magnificente aparição. “E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus”. Um encontro maravilhoso.
Deus nos fala de muitas maneiras, seja por sonho, no acontecimento do dia a dia, por uma voz interior, pela magnitude da natureza. Li numa revista a entrevista de uma psicóloga, dizia que possuímos um instinto natural, um sentido sobrenatural, onde uma voz sempre nos fala e deveríamos ouvi-la. Sem que percebesse estava falando na voz de Deus.
Então, Deus lhe dá uma ordem. “E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito”. Moisés na sua humildade mostrou a Deus a incapacidade de ser ele o escolhido, “Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” Disse Deus: “E disse: Certamente eu serei contigo”.  
Moisés era deficiente. “Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar”. Deus é quem dá a capacidade aos homens. “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus”. II Cor. 3:5
E Moisés nas mãos de Deus foi o grande líder do povo de Israel., livrando-os da escravidão dos egípcios, levou-os até Canaã, a terra prometida.



2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog irmão Edgard. Mensagens edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja contigo sempre !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Irmão!
      A Paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo seja convosco e todos os seus.
      Muito obrigado.
      Fique com Deus.

      Excluir