Encerramos a leitura de Gênesis, a partir de agora, iremos ler e comentar o Livro de Êxodos, antes, porém faremos uma pequena recapitulaçã...

Mãe salva o filho da morte, perde-o, mas o tem para si

/
0 Comments

Encerramos a leitura de Gênesis, a partir de agora, iremos ler e comentar o Livro de Êxodos, antes, porém faremos uma pequena recapitulação do que estudamos até o presente momento. Gênesis é o início de todas as coisas, do universo, da vida, do homem, do bem e do mal, da fé incondicional, dos idiomas, das nações dispersas e da nação escolhida por Deus para lhe fazer conhecido aos homens, do comércio, da reserva de alimentos para tê-los  na entre safra, da formação educacional dos homens, antes pastores, com o  conhecimento de outras formas do saber, passaram a outro tipo de cultura.
Com o passar dos anos o povo de Israel cresceu muitíssimo, trazendo preocupação  a Faraó “E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José; O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra. E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel”.
Faraó deu ordens as parteiras das hebreias para quando fossem fazer o parto e nascesse meninos os matassem. As parteiras Sifra e Puá não cumpriram as ordens de Faraó, este indignou-se e chamando-as perguntou-lhes porque não cumpriram suas ordens, elas lhe disseram que as hebreias , por serem fortes, tinham os seus filhos antes que elas lhe chegassem, isso foi bom aos olhos de Deus e elas tiveram o seu galardão.
Um homem e uma mulher da casa de Levi tiveram um filho, a mãe por  vê-lo formoso e por ser mãe, escondeu-o por três meses. “E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer”. A filha de Faraó estava banhando-se no rio quando viu a arca e o menino, tomou-o para si, mas como era hebreu, precisou de uma ama, sua irmã sugeriu uma mulher hebreia que conhecia e apresentou a Princesa, sua mãe e mãe do menino, sem que ela soubesse o parentesco. “Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei”. Heb.11:23
O amor de uma mãe salva seu filho da morte, perde-o como filho, pois fora adotado pela filha de Faraó, mas ganha-o para si, passa a cuidar dele como mãe. Teve, Moisés, na infância a educação dos hebreus e o conhecimento de Deus.


Nenhum comentário: