Por terem sido escravos por muitos anos, os hebreus  eram servis, dependiam daquilo que os senhores lhe davam, não possuíam uma independ...

Somente a fé incondicional remove um obstáculo intransponível

/
0 Comments


Por terem sido escravos por muitos anos, os hebreus  eram servis, dependiam daquilo que os senhores lhe davam, não possuíam uma independência própria. Deus conhecia o coração do povo, por isso não permitiu que passassem pelas terras dos filisteus, pois vendo a guerra, poderiam voltar para o Egito, os fez rodearem o mar vermelho e acamparam em frente ao mar. Mas nessa peregrinação Deus não os desamparou, durante quarenta anos esteve ao lado deles. “E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para guiá-los pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para iluminá-los, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.
Com a saída do povo hebreu, os egípcios sentiram a falta de trabalhadores, principalmente de escravos. Faraó mudou seu coração e foi em busca do povo. “Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva? E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos... E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom”.
O povo israelita tremeu e sentiu-se inferiorizado diante da situação. Na frente o mar intransponível, ao lado as montanhas do vale, também intransponível, atrás o exército egípcio, com seus cavalos, carros e armamento pronto para guerra. A morte era chegada. Clamam contra Moisés, “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto”.
“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis”. Deus dá uma ordem a Moisés. “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”.
Estavam diante de um obstáculo impossível de ser vencido por suas próprias forças, havia necessidade de fé incondicional. Moisés era um homem de fé, sabia que Deus lhe daria a vitória. “Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram”. Heb.11:  Sob a ordem de Deus estendeu a vara para o mar e esse abriu-se em dois, no meio, terra seca por onde o povo a pé enxuto passou, vendo os egípcios o povo hebreu passando pelo meio do mar, foi ao encontro deles. Deus deu ordem a Moisés para que ele estendesse a vara para o mar. “E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar, Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou”.
Após essa grande vitória, Moisés entoou um cântico ao Senhor,  louvando-o pela excelência da salvação.    


Nenhum comentário: