Na leitura e nos comentários temos visto uma sequencia de fatos e a organização de uma Nação para servir, fazer conhecido e adorar o Deus ...

Requisitos para uma liderança eficaz

/
1 Comments

Na leitura e nos comentários temos visto uma sequencia de fatos e a organização de uma Nação para servir, fazer conhecido e adorar o Deus único, provedor, libertador e juiz. No início o convite a Abraão para ser revelador da fé, em Isaque o continuador da obra, em Jacó o formador da Nação como organismo pátrio. Eram patriarcas, a formação do povo era familiar.
Em Moisés vamos encontrar uma Nação formada, porém escrava, havia necessidade de libertação, Deus a libertou. Mas para isso ser possível precisava de um líder competente, o Senhor escolheu Moisés e capacitou-o para missão. Deveria conhecer o seu povo, costume e religião, foi ensinado por sua mãe, Joquebede. Depois aprendeu a sabedoria dos egípcios, pois era filho adotivo da princesa, ele era Príncipe. No deserto conheceu a sabedoria de Deus, fé, paciência, misericórdia, longanimidade, mansidão e humildade, fora pastor de ovelhas.
Outra característica de Moisés era deficiente, pesado de língua.
Após dois meses e meio ocorreu a primeira guerra, Moisés convocou Josué para comandante do exército e fosse à peleja. Venceram, mas houve a participação de Deus na vitória. “E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA”.
Requisitos para uma liderança eficaz. Primeiro: sabedoria, conhecimento sobre tudo que se relaciona com a atividade a realizar. Moisés foi instruído na cultura hebreia, egípcia e divina.  Segundo:  Confiança e fé em si mesmo e em Deus. Inicialmente ele não desejou ir a Faraó, mas acabou indo, pois sabia que Deus estaria com ele. Terceiro: Ouvinte; ouvia  o povo em tudo. Quarto:  Responsável; julgava  e procurava resolver todas as necessidades daqueles homens, as que eram de Deus levava e ele. Quinto: Humildade; aceitou o conselho de Jetro, seu sogro, não foi arrogante, mas  humilde.
Por ultimo, a principal característica de um líder, delegar poderes aos outros. Esse foi o conselho de Jetro e até hoje é seguido em todas as esferas do poder humano, Nos governos civis, nas indústrias e nas igrejas. “Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez;  Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar”.
Um conselho do Apóstolo Paulo a Timóteo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. II Tim.3:16-17
Lemos e comentamos Êxodo cap 17 e 18



Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog irmão Edgard. Mensagens edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja contigo sempre !!!

    ResponderExcluir