O povo de Israel estava sendo oprimido por Faraó e pelos egípcios, clamou o povo hebreu a Deus que o livrasse das mãos de seus opressores....

Nem a morte transforma um coração recalcitrante, nem dobra a dura cerviz

/
0 Comments

O povo de Israel estava sendo oprimido por Faraó e pelos egípcios, clamou o povo hebreu a Deus que o livrasse das mãos de seus opressores. Deus ouviu o clamor do seu povo. Escolheu Moisés para essa grande missão, mas ele sentiu-se  incapaz de cumprir essa ordem por suas limitações ou pela amarga experiência anterior, a qual fora rejeitado, quando num ímpeto livrou um de seus irmãos ao matar um egípcio.” E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam”.  Atos 7:25  Diz ao Senhor: quem ele informaria aos hebreus que lhe ordenara tirá-los da escravidão. Deus apresenta-se a ele em seu verdadeiro nome. “Disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração”.
Magnífico momento! Ninguém havia conhecido Deus pelo seu verdadeiro nome. A Moisés e ao povo de Israel é dado esse privilégio. Isso porque quem haveria de livrar o povo da opressão, seria Deus, somente ele, nem Faraó, nem Moisés o faria. Para que o povo hebreu, Moisés, Faraó, os egípcios e as gerações futuras conhecessem quem é o verdadeiro Deus, JEOVÁ.
Uma pessoa orgulhosa nunca irá encontrar Deus, sem antes quebrar seu orgulho. Estará sempre fechada aos seus argumentos, seus olhos não irão ver as maravilhas de Deus. “E DEPOIS foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel. E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada. Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas. E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas”.
Em não dobrar sua dura cerviz, ele Faraó, com todo o seu povo, sofreram amargamente. Foram dez pragas e a ultima terrível.
“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”. Atos 7:51 “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”. I Pedro 5:6
Estamos lendo e comentando Êxodo cap.3 ao 10  


Nenhum comentário: