Jacó após vinte anos de trabalho intenso, sendo ludibriado muitas vezes por Labão, pai de suas esposas,  sentiu que era hora de voltar ao ...

Os grandes inimigos do homem. A inveja, o ciúme, a traição e a mentira

/
0 Comments

Jacó após vinte anos de trabalho intenso, sendo ludibriado muitas vezes por Labão, pai de suas esposas,  sentiu que era hora de voltar ao seu pai e sua terra. Deus o prosperou muitíssimo. Deu-lhe graças ao seu irmão em recebê-lo bem. Passou a viver em Canaã. Raquel faleceu durante o parto de Benjamim.
“Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente”. José teve dois sonhos e contou a seus irmãos, esse sonho, mostrava-os, inclinando-se ele.   A inveja e o ciúme tomou conta deles e desejaram mata-lo.
Jacó enviou José a seus irmãos que apascentavam o gado de seu pai para trazer-lhe notícias. Assim foi e vendo-o seus irmãos viram a oportunidade de mata-lo, Rubens, o irmão mais velho não permitiu, colocou-o em uma cova para quando regressassem, levasse-o para o seu pai. Na ausência de Rubens, venderam-no a uma caravana de Ismaelita por vinte moedas de prata. Depois mataram um cabrito e mancharam a  sua túnica com sangue e levaram a seu pai, dizendo que havia sido morto por uma fera selvagem.
Interessante notarmos que a inveja  corrói  o coração humano de tal forma, levando-o a atitudes mais disparas para destruir o seu semelhante, o objeto de sua inveja. Esse sentimento é a incapacidade  de obter o que o outro possui. “Quando invejosa, a pessoa torna cega a sua própria natureza. O verdadeiro problema da inveja não é a capacidade do indivíduo viver bem, é a sua capacidade de não viver bem”.  Thomas Moore em seu livro Cuide de sua alma (Ed. Siciliano)
Tiveram ciúme, traíram seu irmão, depois mentiram ao seu pai. “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz”. Tiago 3:14-18
  


Nenhum comentário: