Para preservar a cultura, a herança e a adoração ao um Deus único, era necessário o casamento entre os familiares. Nem todos seguiam essa ...

Escolha para um casamento feliz

/
0 Comments

Para preservar a cultura, a herança e a adoração ao um Deus único, era necessário o casamento entre os familiares. Nem todos seguiam essa determinação, mas os Patriarcas procuravam mantê-la, principalmente entre os primogênitos. Assim a Abraão enviou seu servo em busca de uma esposa para Isaque, pedindo-lhe em juramento, se por motivo da jovem não desejar acompanha-lo, estaria isento do juramento. Encontrou Rebeca e a trouxe a Isaque.
Vamos destacar alguns trechos interessantes. O servo pediu a Deus que encontrasse a jovem pretendida, colocando uma prova se a escolha era divina.
Ao pretendermos um jovem ou uma jovem, devemos nos colocar diante de Deus, pedindo-lhe sua orientação, isso antes de escolhermos. Pois fazemos o inverso, separamos um jovem, ou uma jovem e pedimos-lhe que nos dê a tal pessoa. Ele vê o coração e sabe se é o melhor para nós. Havendo a dúvida, façamos uma prova com Deus e ele nos dirá o que fazer. “E disse: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faça beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor. E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro”.
Devemos observar algumas características na pessoa pretendida. Como é o seu comportamento familiar, obediente, amoroso, prestativo e cioso de seus deveres junto aos seus. Porquanto um bom filho ou uma boa filha serão bons cônjuges. O seu comportamento social, dado a noitadas junto dos amigos, agressivo, irritadiço, brigão. Não será um bom companheiro. Rebeca era obediente, prestativa aos seus pais. Isaque um homem de oração. “E Isaque saíra a orar no campo, à tarde”.


Nenhum comentário: