Após pecarem contra Deus, virando-lhes as costas, fazendo um bezerro de ouro, são pelo Senhor castigados. Eram homens de dura cerviz e Deu...

A responsabilidade do Pastor com suas ovelhas

/
0 Comments

Após pecarem contra Deus, virando-lhes as costas, fazendo um bezerro de ouro, são pelo Senhor castigados. Eram homens de dura cerviz e Deus não os acompanharia mais, para ao pecarem, ele não os matasse. O Senhor enviaria um anjo para acompanha-los na viagem. Isso entristeceu muitíssimo o povo, Moisés intercede por eles. A intercessão pelas ovelhas. “E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios. Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe” Cap.33:4-6 Atavios são adornos, enfeite que eles usavam para demonstrar alegria.
Moisés possuía o privilégio de falar com Deus face a face, mas não podia ver sua face, nenhum homem foi dado esse direito, pois se o fizesse morreria. “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo”. Vs.11  “ E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá” Vs. 20 O amigo de Deus.
Moisés insta com Deus para ele acompanha-los, sabia que se o Senhor não fosse com eles, seriam presas fácil dos inimigos, o cuidado do pastor com suas ovelhas. “Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?” Vs.15-16 O Senhor ouve a suplica e promete acompanha-los. Convida-o a prepara duas pedras para escrever nelas o mesmo que continha nas que foram quebradas e a subir o monte. Não há referencias aqui se Deus condenou o ato de Moisés em quebrar as tábuas anteriores. Mas o escriba foi Moisés: “Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel. E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos” Cap. 34:27-28  Há pensadores que o introdutor da escrita junto aos judeus tenha sido Moisés. O ensinador, o escriba, o conhecedor das escrituras.  
O homem diante de Deus é iluminado, sua aparência se transforma, torna-se uma nova criatura. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Cor.5:17  Moisés na presença do Senhor teve o seu rosto resplandecente de tal forma que o povo não podia olhar para ele. O contato com Deus o transformou. E aqueles que são fieis ao Senhor têm a sua proteção. “Então disse: Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo”. Cap. 34:10 O exemplo de fé, de oração, o que fala com Deus e recebe suas promessas e transmiti as ovelhas. o que anda com o Senhor  é iluminado por ele.
Lendo e comentando Êxodo cap. 33 e 34





Nenhum comentário: